Bem-vindos

Olá, sejam bem-vindos ao meu blog e fiquem a vontade para pesquisar.
Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto abordado, deixe comentário na postagem, que estarei respondendo.
beijos

Fundação de Roma: A Lenda

Rondonópolis-MT: Elementos de sua História

terça-feira, 15 de maio de 2007 ·


RONDONÓPOLIS-MT: ELEMENTOS DE SUA HISTÓRIA

Para a elaboração deste breve histórico sobre o município de Rondonópolis, Estado de Mato Grosso, busquei referências em estudos realizados por professores pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Entre eles, estão os estudos da Drª. Maria Elsa Markus, Dr. Paulo Augusto Mário Isaac, Dr. Flávio Antônio da Silva Nascimento, Ms. Plínio José Feix e Drª Luci Léa Lopes Martins Tesoro.
Rondonópolis é um município que está situado na região Sudeste de Mato Grosso. Tem uma extensão territorial de 4.165 km2, e atualmente possui uma população aproximada de cento e oitenta mil habitantes.
Segundo estudos realizados no Sítio Arqueológico Ferraz Egreja, os primeiros sinais de vida em terras que hoje pertencem ao município de Rondonópolis datam de pelo menos cinco mil anos atrás.
Quanto à ocupação mais recente, de acordo com Luci Léa Lopes Martins Tesoro, no ano de mil novecentos e quinze, Joaquim da Costa Marques, então Presidente da Província de Mato Grosso, promulgou o Decreto Lei nº. 395, que estabelecia uma reserva de 2.000 hectares para o patrimônio da povoação do Rio Vermelho.
O povoado Rio Vermelho foi elevado a distrito em dez de agosto de mil novecentos e quinze, ocorrendo a sua emancipação política em dez de dezembro, de mil novecentos e cinqüenta e três, que foi regulamentada pela Lei Municipal 2.777, de 22 de outubro de 1997 .
À época, o lugar era povoado por índios Bororo, quando passou a ocupá-lo também um destacamento militar na localidade de Ponte de Pedra, assim como passou a ser procurado por pessoas que vinham para a região em busca de riquezas, terra e trabalho.
Rondonópolis é considerada hoje o terceiro maior município de Mato Grosso. É tido como o município mais desenvolvido economicamente. Contudo, alguns dos estudos consultados dão conta que uma vasta extensão de terra está nas mãos de grandes latifundiários, enquanto a maioria da população é esquecida, inclusive pelo poder público, que deveria, pelo menos, prestar-lhe maior e melhor assistência. Por outro lado, são inúmeras também as problemáticas urbanas: nem todos têm acesso à água tratada, à moradia, à educação, à saúde, ao transporte etc.
É nesse contexto que as diferenças entre as classes que o compõem vão tornando-se visíveis, o que no município tem engendrado as lutas de classes, colocando em lados opostos interesses antagônicos, dando visibilidade a lutas sociais e políticas, que têm envolvido trabalhadores rurais e urbanos, levando-os a se juntarem em certos momentos para lutar por direitos, tais como o direito de acesso à terra, pelo direito ao trabalho, à saúde, ao seu bem-estar e da sua família, a melhores salários etc.
Como teria sido a passado dessa região? Em que medida ele pode contribuir para que entendamos esse presente de tensões?
Segundo pesquisa realizada por Paulo Augusto Mário Isaac , quando os primeiros colonizadores chegaram à região Sudeste de Mato Grosso, no Século XVII, encontraram aqui os “aborígines”, aos quais deram várias denominações, tais como Porrudos, Coxiponeses, Cabaçais, Coroados, Orarimugadoge e a denominação de Bororo.
Entretanto, sobre a origem do povo Bororo não se tem nada comprovado. Alguns pesquisadores supõem que eles tenham vindo do Rio Negro, passando pela Bolívia, devido a sua linguagem e aos seus adornos, que são iguais aos que são usados na região citada.
Em resultado obtido por pesquisas arqueológicas realizadas em mil novecentos e oitenta e três, na Área Indígena Tadarimana, ocupada pelo povo Bororo, Irmhild Wüst diz que
Dentro da reserva indígena e num raio de aproximadamente de 50 km, foram levantados até agora 29 sítios arqueológicos, 23 dos quais, sítios cerâmicos a céu aberto, 5 abrigos sob rocha e um sítio de arte rupestre a céu aberto .
Para Paulo Serpa ,
O processo de contato dos Bororos com a sociedade se desenvolve há três séculos e pode ser analisado em três etapas distintas. A primeira etapa inicia-se em meados do século XVIII com a descoberta do ouro na região de Cuiabá […] Essa etapa […] os bandeirantes […] promoveram várias expedições punitivas contra os Bororos […]. A segunda etapa desse processo se resume de contato de resume na ‘pacificação’ dos bororos […] Enfim, no século XIX são encerradas as expedições punitivas […] iniciou-se então, o processo de ‘civilização’ com a fundação das Colônias Militares, em mil e oitocentos e oitenta e sete, as colônias de Tereza Cristina e Isabel, ambas no Médio São Lourenço, em mil novecentos e em mil novecentos e dois as Colônias Salesianas, na área dos rios das Garças, das Mortes e Sangradouro. Em mil e novecentos e dez, a criação do S.P.I., consolidou-se o processo de ‘pacificação’ com o estabelecimento de áreas reservadas aos Bororos e a conseqüência ocupação do território tradicional pelas frentes de mineração e agropecuária. A terceira etapa se caracteriza pelo contato permanente com os elementos representantes das frentes de expansão. Essa é a etapa mais dolorosa do processo histórico do contato, quando os Bororos […] perderam seus territórios de exploração, sofreram uma depopulação inusitada e passaram a depender exclusivamente dos agentes da política indigenista oficial, por um lado pelo S.P.I. e posteriormente pela FUNAI e, por outro lado, pelos missionários salesianos. O resultado do processo de contato dos Bororo com os segmentos da sociedade nacional caracteriza-se pelo esbulho da maior parte do seu território tradicional e pela drástica redução de sua população.
No século XVIII, os Bororo ocupavam uma área de aproximadamente trezentos e cinqüenta mil quilômetros quadrados. No entanto, hoje seu território está reduzido a cinco áreas indígenas, num total de cento e quarenta e um mil e seiscentos e oitenta e um alqueires, situados em oito municípios do Estado de Mato Grosso.
Mas, a história do contato permanente dos “aborígines” da região de Rondonópolis com a população das frentes de expansão, teve início, de acordo com estudos consultados, em mil novecentos e dois, com a chegada de um grupo de pessoas vindas do estado de Goiás, grupo este que se instalou às margens do rio Vermelho, em um lugar denominado pelos migrantes, de “Vilarejo Rio Vermelho”, hoje Rondonópolis.
Em nível local, é bastante perceptível decorrências da ocupação branca no que se refere às populações indígenas aí presentes. Tomemos aqui como exemplo a Aldeia Indígena de Tadarimana, localizada no município de Rondonópolis, na bacia do rio Vermelho, às margens esquerda deste e do Rio Tadarimana, e à margem direita do Rio Jurigue. Com uma área de aproximadamente nove mil e setecentos e oitenta hectares, nela hoje vivem apenas duzentos e dois índios Bororo.
Se em toda sociedade há contradições, com os Bororo não é diferente. Atualmente, eles conseguiram um pouco de terra (não o suficiente). No entanto, segundo Paulo Augusto Mário Isaac, além dos riscos, do descaso das autoridades e de setores da população rondonopolitana, a área indígena citada, bem como a população ali residente, corre sérios riscos por práticas efetuadas por alguns índios dessa comunidade. Nela, foram constatados arrendamentos de terra para pequenos agricultores residentes na região de Rondonópolis, e também retiradas indiscriminadas de madeira e de bambu, problemas que, segundo o acima mencionado pesquisador, já em mil novecentos e noventa e cinco a FUNAI, órgão responsável pelo bem-estar dos índios, tinha conhecimento, sem ter, contudo, tomado as devidas providências para solucioná-los, “por fazer parte da política de funcionários do órgão encobrir ‘algumas irregularidades’ em troca de apoio político no órgão indigenista” .
Percebe-se, portanto, neste contexto, interesses de cunho particular imbricados em um órgão que deveria zelar pelo interesse e bem-estar dos índios da referida região. Lembrando em tempo que a comunidade indígena não se beneficiava com isso, pois a renda era apropriada apenas por alguns indivíduos.
Apesar do longo tempo que se passou da dita “pacificação” dos Bororo, estes ainda vivem no seu dia-a-dia a discriminação e a violência sofrida no passado, tanto física quanto moral, sendo tratados como seres diferentes dos outros seres humanos.
Podemos observar isso, quando índios Bororo vêm à cidade e ficam na Praça dos Carreiros (região central da cidade de Rondonópolis). A maioria das pessoas que por ali passa os olha com descaso, como que dizendo: “que degradante!”; “esse problema não é meu!”, esquecendo-se (muitas vezes, até desconhecendo), os reais motivos que levam os índios a viverem dessa maneira.
Há ainda mais um agravante, que é a expropriação de suas terras, a qual eles tentam resistir bravamente, enfrentando a ganância do mundo e dos interesses capitalistas.
Flávio Antônio da Silva Nascimento avalia que as origens do povoamento branco na região não estão completamente esclarecidas. Provavelmente, tenha ocorrido por volta de mil oitocentos e setenta e cinco, com a implantação de um destacamento militar. Mas há divergências entre os estudiosos de período sobre essa data, principalmente pela grande lacuna existente.
No tocante à ocupação branca, na avaliação de Plínio José Feix ,
O processo de ocupação da microrregião foi protagonizado, inicialmente, por três categorias de trabalhadores: os garimpeiros, que desenvolveram as atividades de extração do diamante, principalmente nos municípios de Poxoréu, Guiratinga e Itiquira; os pecuaristas, que desbravaram principalmente os cerrados para a criação de gado de corte; e os agricultores, que se fixaram em áreas de ‘terra de cultura’ para desenvolverem a agricultura familiar.
Para Carmem Lúcia Senra Itaborahi de Moura, “as primeiras famílias de agricultores se fixaram na atual cidade de Rondonópolis em 1902, que na época era distrito do município de Poxoréu, do qual se emancipou em 1953” .
Até a década de hum mil novecentos e quarenta, a migração de trabalhadores rurais vindos de outros estados foi um processo lento e espontâneo, pelo que consta em alguns estudos pesquisados. De acordo com estes, os migrantes vinham em busca do sonho de ficarem ricos, devido às descobertas de minas de ouro e pedras preciosas. Também na esperança de obterem um pedaço de terra, a fim de desenvolverem ali uma agricultura familiar. Em geral, eles eram pessoas pobres e viam nessa possibilidade de acesso à terra a chance de melhora de vida para si e suas famílias. Elas vinham também em busca de trabalho.
Na apreciação feita por Flávio Antônio da Silva Nascimento, percebe-se que ocorreram importantes transformações na região, na década de hum mil novecentos e quarenta, tais como melhoria nas estradas, estas que beneficiaram as comunicações e o fluxo de migração. Daí teve início o processo de colonizações públicas, por meio das quais os trabalhadores se estabeleceram na terra por meio de sua posse; e o processo de colonização privada, que era feito por empreendimentos particulares, o que se dava através da venda de pequenos lotes.
Esse processo de migração teria se dado por meio de várias frentes de expansão. A primeira, que vai de hum mil oitocentos e setenta e cinco a hum mil novecentos e quarenta, é denominada de Fase Pioneira, que foi marcada pela persistência dos “pioneiros”. Isso porque além de chegarem a um lugar “esmo”, encontraram nesta região a resistência indígena, apesar de os pioneiros, com sua força (arma de fogo), terem conseguido “liquidar” essa resistência, pelo menos o suficiente para fazê-los permanecer. Assim, eles conseguiram edificar neste local, um vilarejo, no intuito da realização dos seus próprios propósitos, dos quais a população indígena parece não ter feito parte.
É claro que eles não tiveram todos os seus sonhos realizados. No entanto, os migrantes que vieram para esta região na década de quarenta, puderam realizar e implantar muitos deles. Isto é, na década de um mil novecentos e quarenta, homens e mulheres, anônimos migrantes, possibilitaram o crescimento populacional (o que elevou Rondonópolis nos anos de hum mil novecentos e noventa à terceira cidade mais populosa do Estado de Mato Grosso); também, deram início ao crescimento econômico da região. Por exemplo: eles buscavam por terras de cultivo e para a criação de gado, e Rondonópolis correspondia a essa expectativa devido ao seu ecossistema.
Esse desenvolvimento teria ocorrido também, graças à atuação da Comissão Rondon, que tinha à sua frente o Marechal Cândido Rondon.
Além da instalação da linha telegráfica pela mesma, ela também contribuiu com a construção de uma estrada que ligava Goiás com Cuiabá. Daí, em hum mil novecentos e dezesseis, o povoado Rio Vermelho ter tido a sua primeira casa do comércio; em hum mil novecentos e vinte e dois, já com sua elevação a distrito e a mudança de seu nome (que de povoado Rio Vermelho passou a se chamar Rondonópolis em homenagem a Marechal Cândido Rondon), foi instalado aqui um ponto telegráfico, ocorrendo no ano de hum mil novecentos e vinte e quatro a primeira transmissão.
O primeiro diretor dessa estação teria sido Benjamim Rondon, filho do Marechal Cândido Rondon. Ele também foi responsável pela construção da primeira balsa, que era utilizada para fazer a travessia do Rio Vermelho, já que na época não havia uma ponte sobre o mesmo.
Em hum mil novecentos e quarenta e dois houve a construção de uma ponte sobre o Rio Vermelho, que logo foi levada pela enchente.
Apesar da melhora que a abertura de estrada trouxe para o povoado, este, contudo, passou por adversidades no final dos anos vinte e começo da década de trinta, tais como a estada dos “revolucionários” da Colona Prestes, que de acordo com registros consultados e com avaliações neles contidas, “saqueavam” em busca de alimentação; doenças como o “fogo selvagem”, que causou muitas mortes; enchentes; diminuição das atividades garimpeiras nas áreas próximas etc., causando o desaceleramento do crescimento populacional, na avaliação de alguns. Segundo Flávio Antônio Nascimento, em hum mil novecentos e vinte e cinco, o povoado tinha vinte e cinco pessoas, tendo ocorrido, portanto, um certo “esvaziamento” do lugar.
Contudo, no final dos anos de hum mil novecentos e quarenta foram implantadas nesta microrregião várias colônias agrícolas. Daí até hum mil novecentos e sessenta, houve um intenso movimento migratório para a mesma. Grandes proprietários de terra vieram de outros estados em busca de terra barata. Além desses, vieram outros migrantes. A maior parte deles era de trabalhadores rurais pobres, vindos do interior do Nordeste, do Sudeste, do Sul, que vinham, na visão de alguns pesquisadores, em busca de terra, mas o que a maioria deles conseguiu foi tornar-se apenas mão-de-obra barata.
Esse período teria sido a fase do capitalismo mercantil, que, segundo Plínio José Feix, “extraía parcela da renda dos trabalhadores rurais através de transações comerciais e que exigia deles, assim, um sobretrabalho para garantir sua sobrevivência” .
Na realidade, essa era a principal forma de subordinação e de exploração dos pequenos produtores e trabalhadores rurais, solidificando cada vez mais a apropriação, pelos capitalistas, das terras aqui existentes. Ou seja, os capitalistas recebiam terras doadas pelo governo ou compradas por preços irrisórios, tornando-se grandes latifundiários na região.
Houve aí, portanto, uma intensificação da migração; da apropriação privada de terras e do desenvolvimento econômico e social da região. Esse movimento ficou conhecido como a Fase de Fronteira Agrícola.
É claro que a ação do Estado foi de fundamental importância para a ocupação e desenvolvimento socioeconômico da microrregião aqui tratada, pois já com a “Marcha para o Oeste” o governo doava terras, principalmente para a iniciativa privada.
Neste contexto, na avaliação de alguns estudiosos, o que teria favorecido o crescimento da economia foi a construção de estradas, pois Rondonópolis estava situada em uma posição geográfica privilegiada. Assim, tornou-se entroncamento de duas rodovias - uma ligando Cuiabá – Rondonópolis – Campo Grande (atual BR 163), e outra ligando Cuiabá – Rondonópolis – Goiás (atual BR 364).
Já, o período entre hum mil novecentos e sessenta e hum mil novecentos e oitenta, conhecido como Frente de Integração Econômica, teve como principal característica o processo de expansão do capitalismo na agricultura, com grande concentração de terras nas mãos de empresários, o que gerou maior aceleração na ocupação do território e que trouxe consigo a chamada “modernização”, que acabou por “revolucionar” a agricultura e a pecuária, que contaram com incentivos governamentais, por intermédio de programas, tais como: POLOCENTRO, SUDAM, PRODOEST, PROTERRA.
O maior impulso para o desenvolvimento foi o cultivo da soja, iniciado na década de setenta, tornando-se o principal produto de exportação. Isso se deve principalmente à inovação tecnológica na produção, o que fez com que a região desenvolvesse relações comerciais nesse setor com outros setores da economia, relações essas em nível local, regional e internacional.
Rondonópolis se tornou um dos municípios de grandes plantações de soja, do Estado de Mato Grosso, o que pode ser constatado em épocas de plantio, pois até em regiões como a que liga Guiratinga a Barra do Garças, onde até pouco tempo atrás se via apenas plantações de arroz e feijão, hoje, praticamente só se vê o verde da soja.
A inovação tecnológica na produção fez com que a partir daí ocorresse a supervalorização da terra. Com isso, os posseiros acabaram por ser expulsos da mesma, o que levou muitos desses trabalhadores rurais para a cidade de Rondonópolis, agravando ainda mais os problemas sociais já existentes.
Nessa época, até mesmo pela abundância de mão-de-obra, chegou a ser praticada a escravidão por dívidas, prática realizada em muitas grandes fazendas. Aliás, ainda hoje não é incomum a constatação desse tipo de escravidão no estado de Mato Grosso.
É nesse processo de desenvolvimento do capitalismo que se agravaram ainda mais as contradições geradas por este sistema em Rondonópolis, como avalia Maria Elsa Markus, ao dizer que, nesse contexto,
ganha importância […] a questão urbana, por conta do seu agravamento em Rondonópolis, no mesmo período, principalmente com o aumento populacional, que não vem sendo acompanhado, na mesma medida, de garantias necessárias à inclusão social […] o desemprego, o subemprego, a falta de moradia, de saneamento básico, de acesso à escola […] a saúde pública está longe de assegurar as condições mais elementares àqueles que demandam os seus serviços; há um aumento assustador da criminalidade, do tráfico de drogas, da prostituição; o salário é humilhante […] sem esquecer a acintosa existência de nichos de prosperidade e riqueza que, não se há de ter dúvida, contemplam uma minoria de pessoas, através do aviltamento da minoria.
Muitos desses aspectos acima situados para serem constatados basta ir até a região central de Rondonópolis, onde durante o dia há um crescimento cada vez maior de pessoas mendigando; à noite é possível ver jovens se prostituindo e fazendo uso de drogas. Isso se deve principalmente à má distribuição de renda, ou seja, um grande acúmulo de riqueza nas mãos de poucos, enquanto a maioria perece, como se não fizesse parte dessa sociedade.
Para Plínio Feix, “a questão agrária e a questão urbana são as duas questões sociais mais explosivas na microrregião de Rondonópolis”.
Com pouco mais de 50 anos de emancipação político-administrativa, com uma população aproximada de 180 mil habitantes, Rondonópolis se tornou conhecida como a “Capital Nacional do Agronegócio”.
No entanto, o modelo de desenvolvimento praticado na região tem trazido benefícios para os empresários capitalistas e acentuado cada vez mais a exclusão social, pois enquanto o agronegócio tem estado em franca expansão nesses últimos anos, na periferia da cidade surgem, a cada dia, bairros carentes, sem nenhuma infra-estrutura.
Maria Aparecida Gonçalves
Graduada em História pela UFMT/CUR

0 comentários:

Postagens Recentes

Comentários Recentes

Seguidores