Bem-vindos

Olá, sejam bem-vindos ao meu blog e fiquem a vontade para pesquisar.
Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto abordado, deixe comentário na postagem, que estarei respondendo.
beijos

Fundação de Roma: A Lenda

Atividades

segunda-feira, 24 de novembro de 2008 ·

1) O homem não teve sua origem na América, mas chegou através de rotas migratórias. Segundo alguns pesquisadores a migração se deu através das:

2) Os primeiros povos que aqui chegaram já seriam:

3) Os seres humanos viviam da pesca, caça e da coletagem de frutos, por exercerem essa atividade, foram denominados de:

4) Por meio da constituição Mato-grossense de 1891, foram eleitos respectivamente por meio do voto indireto, a Presidente e vice-presidente de Mato Grosso:

5) Os primitivos habitantes do Brasil foram vítimas do processo colonizador. O europeu, com visão de mundo calcada em preconceitos, menosprezou o indígena e sua cultura. A acreditar nos viajantes e missionários, a partir de meados do século XVI, há um decréscimo da população indígena, que se agrava nos séculos seguintes. Os fatores que mais contribuíram para o citado decréscimo foram:

6) Em relação ao Tratado de Tordesilhas, assinado no dia 7 de junho de 1494, entre Portugal e Espanha, podemos afirmar que:

7) Os bandeirantes paulistas chegaram em Mato Grosso a partir do século XVI. Quais os motivos que os levaram a se aventurarem pelo sertão desconhecido?

8) Durante o período colonial, o Estado português deu suporte legal a guerras contra povos indígenas do Brasil, sob diversas alegações; derivou daí a guerra justa, que fundamentou:

9) Com a volta de D. João VI para Portugal em 1821, D. Pedro I se tornou o novo Imperador a partir da independência do Brasil. Marque corretamente a data desse acontecimento:

10) A Rusga, foi um movimento ocorrido em Mato Grosso em 03 de maio de 1834, sendo idealizada por qual partido?

11) em 1821, a Corte de Lisboa exigiu o retorno de D. João VI em Portugal. Ficou aqui no Brasil em seu lugar, podendo governar apenas o Rio de Janeiro o seu filho.

12) Com a vinda da família Real para o Brasil, houve muitas mudanças que acabaram contribuindo para a sua modernização.

13) Para melhor colonizar Mato Grosso, D. Rolim de Moura foi incumbido de fazer doações de:

14) Qual foi a primeira capital da Capitania Mato-grossense e qual sua sua data de fundação

15) Os índios Paiaguás e os Guaicuru eram conhecido respectivamente por serem:

16) A Rusga em Mato Grosso, portanto, foi um dos movimentos regenciais, visto que deflagrado em 1834. Mesmo tendo sido uma luta armada travada no interior das elites, ela engrossou uma movimentação ampla, tendo sido plural em suas reivindicações e expressões. Quais os motivos que levaram os Mato-grossense à esse movimento?

17) No período Imperial, houve grandes acontecimentos que marcaram a História do Brasil. Cite-os.

20) Os escravos eram “as mãos e os pés do senhor de engenho”. Isso porque o branco colonizador não poderia exercer qualquer atividade braçal. Em quais séculos esse conceito foi mais forte?

21) Os negros africanos que vieram para o Brasil foram levados para trabalhar em quais atividade?

22) Como era feita a divisão da sociedade mato-grossense no Brasil no período Imperial?

23) Os povos que por aqui passaram, deixaram uma série de vestígios, por meio de figuras rupestres, utensílios domésticos. Os quais podem ser encontrados em:

24) Qual foi o primeiro governador da nova capitania mato-grossense?

25) Cite a reação dos negros africanos frente à escravidão.

26) No Brasil escravista, surgiram inúmeros Quilombos como forma de resistência, mas houve um que ficou na História do Mato Grosso como sendo o que mais resistiu á investida dos brancos.

27) cite respectivamente as datas dos períodos: Colonial, Imperial e Republicano:

28) Com a deposição de D. Pedro II, o governo do Brasil passou de Imperador à Presidente. O primeiro Presidente do Brasil foi:

0 comentários:

Postagens Recentes

Comentários Recentes

Seguidores